BEM VINDOS AO NOSSO BLOG



Nos curtimos FUSIONNNNN

TEMPO RESTANTE PARA O AUDAX 400 kms.

Falta pouco rapaziada vamos colocar as bikes na estrda e treinar com vontade e BOA SORTE A TODOS,,,,,,,

Visitantes On-line

Nosso Mural

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Os Dez Mandamentos do Ciclista


1. Verifique se está tudo OK com sua bicicleta ANTES de sair pedalando!
Inspecione pneus, freios, marchas, selim, guidão, raios e cabos em geral. Aperte parafusos e regule o que for necessário. Limpe com um trapo o óleo velho da corrente e ponha óleo novo, uma gota em cada elo (óleo especial para bicicletas, preferencialmente a base de silicone. Para fritar batatas você pode usar óleo de soja, na bike, não. E lembre-se: bike frouxa é sinônimo de ciclista frouxo!

2. Use o “Trio de Segurança”!
Capacete: Use sempre e sem improvisos. Não vale a pena economizar em um item tão vital. Se você tem cérebro, cuide bem dele! Óculos: Servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos, poeira, galhos de árvores, etc. Luvas: Nas quedas mais inofensivas, são as mãos que tocam primeiro o solo.
3. Não economize água!
Leve sempre água à vontade para beber. As caramanholas (garrafinhas especiais para bicicletas) são ótimas e práticas, mas existem também os Camelbaks, que além de carregar mais água, atrapalham menos na hora de se hidratar e não mudam o centro de gravidade da bike.

4. Não fique amigo do borracheiro da esquina!
Ciclistas podem muito bem viver sem borracharias. Leve sempre um kit-remendo consigo, com cola, estrelinhas (adesivos para remendar furos), espátulas para tirar os pneus e uma lixa pequena. Não se esqueça da bomba de ara e de um adaptador se o bico do seu pneu for fino, assim você poderá enche-lo em qualquer posto de gasolina. Dê uma banana para os borracheiros!

5. Roupa justa não é exclusividade de bailarina!
Você não quer ver a barra da sua calça jeans enganchada na corrente da bicicleta, ou a manga da suas camisa presa na manopla do freio. Roupas justas são mais aerodinâmicas, deixam os movimentos mais livres e protegem mais nossa pele. Dê preferência a roupas de cores claras e chamativas. É mais difícil um motorista atropelar acidentalmente uma árvore de Natal sobre rodas, do que um ciclista que já saiu de casa de luto! Escolha materiais sintéticos, como Lycra, Coolmax, Supplex e semelhantes. Esses materiais secam mais rápidos, liberam melhor o suor e são mais leves.

6. Quem gosta de escuro é morcego!
Faça a experiência: vede os olhos com um tecido preto, gire cinco ou seis vezes sobre o próprio eixo e caminhe por sua casa. Vá até a cozinha e tome um copo De água, pegue seu CD favorito e ponha para tocar. Se você conseguir fazer tudo isso e não esbarrar em móvel nenhum, nem cair sentado sobre sua avó dormindo no sofá, parabéns! Você realmente não precisa de luz na sua bike. Caso contrário, não saia de casa sem o farol dianteiro, o sinalizador traseiro (tipo pisca-pisca) e pilhas reserva. Além de obrigatório por lei, esses artefatos podem tornar um passeio noturno não programado em algo divertido e seguro.

7. Não confie na previsão do tempo!
Filtro solar dever ser a segunda pele de todo ciclista. Mesmo com céu nublado o sol queima. Outra coisa importante é não sair de casa sem aquela capa de chuva, leve e minúscula, que cabe em qualquer bolso. Você nunca sabe quando o céu vai desabar sobre sua cabeça. Pense nisso: se previsão do tempo na TV fosse coisa confiável, as TVs não colocavam moças bonitas para apresentar.

8. Respeito é bom e conserva os dentes!
Acredite ou não, as leis não foram feitas para serem contornadas. Nós, ciclistas, temos que dar o exemplo, afinal somos o elo mais frágil da cadeia do trânsito. Hoje em dia, com tanta poluição e sedentarismo, andar de bicicleta é sinônimo de inteligência, mas tudo vem abaixo se furamos um sinal vermelho, pedalamos na contramão ou sobre a calçada. Toda bicicleta na rua deve possuir espelho retrovisor, refletores laterais, campainha ou buzina. Lugar de bicicleta é na rua , não na calçada, e sempre do lado direito. Sinalize seus movimentos, se você for fazer uma curva ou parar, e seja gentil com os colegas motoristas. Muitas vezes um sorriso e um aceno ganham um simpatizante e evitam um acidente.

9. Treinar é bom e não dá cáries!
Você já comprou a bike, viu que gosta do esporte, mas não consegue ir além do passeiozinho no parque? Que tal começar a levar a brincadeira a sério? Bastam dois ou três treinos de uma hora por semana para fazer de você um atleta. Como em qualquer outro esporte, a regularidade é o caminho da saúde. Mas antes de começar, consulte um médico. Faça a atividade física sob a orientação de um preparador físico. Junte os amigos, incentive a família, ou se for preciso, desista dos amigos e troque de família. Nenhum esforço é grande demais para poder pedalar.

10. Não tenha medo de sujar as mãos!
Se você não sabe trocar uma câmara, ajustar um freio ou limpar a corrente, tome vergonha na cara e aprenda! Sujar as mãos para salvar um passeio de bike ou um treino é um preço pequeno demais para se pagar, se você realmente gosta de pedalar. Isso sem falar na economia que você fará em oficinas. Com o dinheiro economizado dá para comprar peças, equipamento e até trocar sua bike por outra melhor.

Nenhum comentário: